DINHEIRO DA UE PARA PESQUISAS MILITARES

Researchers for Peace, 24/5/2019, https://researchersforpeace.eu

Tradução de José Oliveira

     A UE planeia orçamentar biliões para pesquisa militar e para o desenvolvimento de novas armas. Os primeiros passos já foram dados.

A UE criou um programa de pesquisas este ano, pela primeira vez, com o alegado objectivo de preservar a competitividade das suas indústrias de armamento. A chamada Preparatory Action Defense Research (PADR) dispõe de € 90 M para os próximos 3 anos.

As prioridades centram-se em pesquisas altamente controversas ao abrigo do PADR, tais como o desenvolvimento de sistemas robóticos de armamento avançado. Não só isso irá exacerbar a corrida global a essas tecnologias, mas também irá potenciar a exportação de armamento para regimes repressivos e alimentar mais conflitos.

Já hoje, armamento made in UE está a contribuir para a violação de normas humanitárias e os Direitos Humanos em muitas zonas de conflito.

A Preparatory Action é apenas um primeiro passo para a criação de um Fundo de Defesa Europeu de € 13 B para pesquisa e desenvolvimento de harware militar para os próximos 10 anos.

O investimento de fundos europeus em armamento não só redirecciona esse dinheiro, afastando-o de áreas mais pacíficas, mas também contribui para potenciar a corrida ao armamento, ameaçando a segurança europeia e de outras áreas do mundo.

Apesar de ter recebido o Nobel da Paz em 2012, a UE deveria sim continuar a investir em pesquisa corajosa e inovadora para acabar com as raízes dos conflitos e construir soluções pacíficas.

Aquelas acções representam um passo sem precedentes na construção do um programa militar inserido no Projecto Europeu. Embora as indústrias de armamento já tenham recebido fundos anteriormente, sobretudo através de acções disfarçadas de programas civis, o estabelecimento oficial de um programa de pesquisa armamentista assume-se como uma aceleração sem precedentes na militarização da UE.

As tecnologias desenvolvidas hoje são as que vão dar forma às guerras do amanhã. O programa Preparatory Act já começou. Apesar dos avisos de alarme por parte da comunidade científica e do PE, as decisões sobre sistemas autónomos de armamento foram tomadas sem qualquer debate público.

Estes desenvolvimentos não vão contribuir para a paz nem para a segurança. Pelo contrário, apenas vão agravar as tensões globais. Ao mesmo tempo, a investigação científica que poderia contribuir para a prevenção de conflitos mais violentos, essa é negligenciada.

( ver também European Network Against Arms Race)

Deixe um comentário

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar