Venezuela: Guaidó pondera pedir invasão

O líder da oposição venezuelana, Juan Guaidó, confirmou que está a ponderar um pedido aos Estados Unidos no sentido de invadirem a Venezuela para o instalarem no poder. Ele afirmou que esta é uma das várias opções em cima da mesa neste momento. Guaidó está ansioso por ver Maduro ser afastado à força do poder, para que ele mesmo o possa substituir. Depois do golpe fracassado da semana passada, procura agora um novo caminho a seguir, apesar de argumentar que não foi “derrotado” completamente.

O ministro russo dos negócios estrangeiros Sergey Lavrov divulgou um comunicado no domingo, conclamando os EUA a abandonar sua campanha para derrubar Maduro de qualquer forma, dizendo que se trata de um plano “irresponsável”. Lavrov estará na Finlândia na segunda-feira e durante a visita deverá encontrar-se com Mike Pompeo.

Os EUA desde há meses que se comprometeram com o apoio a Guaidó e ameaçam com uma invasão. Embora nem todos nos EUA concordem com a guerra, alguns na administração Trump afirmam que os EUA estão determinados a expulsar Maduro, custe o que custar, e parecem agora estar a ficar sem ideias para impor uma mudança de regime, que não passe pela invasão do país.

Jason Ditz em antiwar.com

Tradução de António Pereira.

1 thoughts on “Venezuela: Guaidó pondera pedir invasão

Add yours

Deixe um comentário

Create a free website or blog at WordPress.com.

EM CIMA ↑

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar