Falámos sobre a Venezuela ontem, na Fábrica de Alternativas (Algés)

Na F. de A. de Algés, realizou-se a sessão anunciada neste espaço.

Um dos aspectos mais interessantes que nos trouxe o orador, Amílcar Campos do CPPC, foi a posição dos signatários da declaração de Montevideu, uma iniciativa do presidente mexicano Lopez Obrador, com participação dos presidentes do Uruguai, da Bolívia e da presidência da associação dos países das Caraíbas.

O vídeo abaixo mostra  Lopez Obrador explicando o «mecanismo de Montevideu». Este mecanismo parte do pressuposto da resolução dos conflitos pelo diálogo, disponibilizando-se para exercer um papel de mediador entre oposição e governo da Venezuela, caso seja essa a vontade de ambas as partes.

A postura do presidente mexicano, respeitadora da soberania da Venezuela, da não-ingerência nos seus assuntos, mas com atenção à defesa dos direitos humanos, mostra que existe um caminho de solução desta crise, que evita a guerra civil ou a intervenção estrangeira.

Na palestra dada por Amílcar Campos e no debate que se seguiu foram muitos os pontos abordados, pelo que apenas citarei um, que mereceu bastantes intervenções dos participantes: o repúdio pelo comportamento do governo português, na cola do governo dos EUA e de outros governos da UE, desejosos de afirmar uma posição abertamente e oficialmente pró-golpe, criando uma situação de agravamento da crise. Note-se que a numerosa comunidade de portugueses e luso-descendentes na Venezuela não pode ficar grata ao governo português pela sua intempestiva intervenção nos assuntos internos do país de acolhimento.  Com efeito, ficou mais fragilizada, pois os que apoiam Maduro, com razão ou sem ela, irão identificar «português» com alguém que está contra o governo legítimo e apoia os golpistas.

Falou-se também na discussão de previstas acções de denúncia de todo este processo de desestabilização da Venezuela, das verdadeiras razões que motivam o comportamento dos EUA e dos seus aliados regionais, da existência de um ambiente de nova guerra fria…

A sessão foi participada por uma vintena de pessoas e contribuiu positivamente para a paz e para o esclarecimento das presentes, neste fim de tarde de 16 de Fevereiro, na Fábrica de Alternativas de Algés.

M.B.

 

ogmfp.wordpress.com/2019/02/15/sabado-16-fev-1830-na-fabrica-de-alternativas-de-alges-sessao-sobre-a-venezuela/

Deixe um comentário

Create a free website or blog at WordPress.com.

EM CIMA ↑

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar