Estados Unidos apresam navio com alimentos para a Venezuela

Os EUA continuaram a intensificar as medidas contra a Venezuela esta semana, tendo anunciado na noite de segunda-feira que as sanções tornaram-se num embargo económico e agora também num bloqueio naval.

O vice-presidente venezuelano, Delcy Rodriguez, anunciou na quarta-feira que os Estados Unidos apreenderam um navio cargueiro com destino à Venezuela no Canal do Panamá. O navio transportava soja para a produção de alimentos.

Autoridades dos EUA ainda não comentaram, mas não está claro o pretexto para se considerarem autorizados a apresar um navio que transportava comida. O Canal do Panamá não é território dos EUA e a apreensão de um navio de alimentos com destino à Venezuela depois de terem passado a maior parte de 2019 alegando que os venezuelanos estão morrendo de fome e precisando de ajuda alimentar, parece particularmente rancorosa.

O vice-presidente Rodriguez condenou a acção que considerou uma “agressão séria” e acusou a administração Trump de tentar impedir o direito à alimentação na Venezuela.

O embaixador da Venezuela na ONU também levantou a questão, dizendo que o Conselho de Segurança precisa de condenar estas violações dos EUA. Como os EUA têm poder de veto no Conselho de Segurança, tal não irá acontecer, mas esperamos que traga mais atenção ao assunto.

Jason Ditz a 7 de Agosto em antiwar.com

Tradução: António Pereira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

EM CIMA ↑

Create your website at WordPress.com
Get started
%d bloggers like this: