Vídeos de Repressão Chinesa Sobre Manifestantes em Hong-Kong Revelam-se Falsos

Por teleSur

3 de Agosto 2019

– A agência AFP desmascara as falsas imagens e vídeos supostamente mostrando repressão pelas autoridades chinesas em Hong-Kong. Uma investigação de controlo de factos pela AFP publicada na Terça-feira desmascarou uma série de imagens e de vídeos supostos mostrar a repressão levada a cabo por tropas chinesas em Hong Kong. Estas imagens circularam amplamente na media social, algumas vistas mais de um milhão de vezes, porém, muitas eram falsificadas ou antigas. 

Um país diferente

Estas são imagens de um vídeo, publicado por activistas da oposição, em Hong Kong, alegando que se trata do Exército de Libertação da China (PLA em sigla inglesa) atacando manifestantes nesta cidade.

No entanto, as imagens captadas são de polícia anti-motim em treino na Coreia do Sul, em 2012. Este vídeo apareceu pela primeira vez em media estrangeiros em 2014 quando o jornal britânico «Daily Express» publicou o vídeo com o título: «VEJA: Polícia Coreana Mostra à França Como Parar um Motim em Exercícios de Treino Militar»

Hong Kong

Este vídeo que circulou amplamente alega que são tropas do PLA numa paragem de autocarros, no comentário dizendo que isto é Hong-Kong, com o objectivo de causar pânico sobre a entrada de reforços militares para levar a cabo a repressão.

Porém, a AFP mostrou que a geolocalização era a de uma estação de comboios na China continental, na cidade de Guangzhou, cuja estação é semelhante à de Hong Kong. 

Antigo

Este video foi colocado em circulação, alegando mostrar «tropas do Partido Comunista que entraram e se aquartelaram em Hong-Kong» em Julho de 2019. No entanto, estas imagens são de um vídeo do youtube de uma rotação de rotina das tropas em 2012.

A Venezuela também tem sido sujeita a campanhas de imagens falsas. A AFP levou a cabo outra investigação de controlo de factos, em Março, provando que imagens, amplamente partilhadas, mostrando uma «crise» nos hospitais venezuelanos, eram falsificadas, incluindo mesmo hospitais na República Dominicana.

Este artigo foi inicialmente publicado por “teleSur  

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

EM CIMA ↑

Create your website at WordPress.com
Get started
%d bloggers like this: