Iémen: guerra provoca o maior surto de cólera da História da Humanidade

O Iémen, perdeu uma parte considerável das suas infra-estruturas desde o começo da guerra civil em 2015 e está actualmente a braços com o maior surto de cólera da história do mundo. O surto de cólera, que começou em Abril de 2017 terá já infectado pelo menos 1,2 milhões de pessoas.

Este surto pode ser atribuído a múltiplas causas, incluindo a actual Guerra Civil iemenita, que divide o país desde 2015 e aos efeitos desastrosos da intervenção conduzida pela Arábia Saudita, que tem tido como alvo as infra-estruturas civis e privou grande parte da população de condições sanitárias minimas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está a responder energicamente à situação, estando envolvida com diversos parceiros para manter 413 centros de tratamento no país. Mais de 400.000 pessoas receberam vacinas contra a cólera, mas a luta contra esta epidemia está dificultada pelo bloqueio constante da Arábia Saudita ao fornecimento de suprimentos de saúde e de pessoal ao Iémen. Os navios de ajuda, a via aérea e marítima estão a ser impedidos de entrar no país pelos militares sauditas e da coligação.

A medicina moderna considera a cólera como uma doença inconveniente mas tratável, no entanto nem sempre foi assim. Nos últimos 200 anos, milhões de pessoas morreram de cólera. Muitos casos de cólera começam com pequenos surtos locais que rapidamente se espalham a outras populações uma vez que as bactérias Vibrio Cholerae contaminam as fontes de água. As crianças são especialmente vulneráveis ​​à cólera. Apesar da história terrível da convivência entre seres humanos e da cólera, essa doença bacteriana é facilmente tratável e evitável pela medicina moderna.

Mas a presença da medicina moderna no Iémen está em declínio há vários anos e mais da metade dos centros de saúde no Iémen já não funcionam. Os centros de saúde iemenitas muitas vezes lutam para permanecer em contacto com o Ministério da Saúde e enfrentam a ambiguidade administrativa no meio da situação conflituosa da guerra civil e sofrem também com os ataques aéreos.

Enquanto a cólera atinge o país e os hospitais são mais necessários do que nunca, a Arábia Saudita bombardeou hospitais iemenitas, com o apoio logístico dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha. A Força Aérea Saudita geralmente bombardeia alvos civis sem nenhuma proximidade com alvos militares e os Estados Unidos continuam a apoiar estas práticas enquanto hospitais (e até mesmo autocarros escolares) são alvos de ataques. Isto contribuiu para prejudicar a capacidade do Iémen de responder ao surto.

A cólera tem o potencial de se espalhar da Ásia para a Europa em apenas alguns anos, e embora o Iémen esteja encapsulado pelo deserto da Arábia e pelas águas do Golfo de Aden e do Mar Vermelho, uma pandemia global não é impossível, pois o Iémen está próximo de países do terceiro mundo como a Eritreia, o Djibuti e a Somália.

Nathaniel Owen em beinglibertarian.com

Nathaniel Owen é o presidente e co-fundador da Being Libertarian. Escritor, músico, defensor da educação escolar em casa é também libertário e geralmente aborda questões de natureza económica. Nathaniel é membro do Instituto Goldwater, amigo da Escola de Livros Raros da Universidade da Virgínia e membro do Partido Libertário desde 2012.

Tradução: António Pereira

Anúncios

One thought on “Iémen: guerra provoca o maior surto de cólera da História da Humanidade

Add yours

  1. «Gosto» no sentido de que devem ser reveladas notícias desta natureza. Mas fico horrorizado com o desprezo e a indiferença dos «civilizados», em relação a muitos milhares de inocentes que estão a ser sacrificados em vão!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

Create your website at WordPress.com
Get started
%d bloggers like this: